sábado, 13 de abril de 2013

Troféu Cabeção... mas quem é ele?

Vocé já conhece o goleiro do Técnico Obereci?
Pois está acontecendo no departamento do Ypiranguinha uma competição homenageando este grande goleiro. Quer saber um pouco de sua história? Pois vamos ver:

Conheça um pouco do "Cabeção"

GOLEIRO CABEÇÃO

 Ex-goleiro do Corinthians e Portuguesa

Nome: Luis Morais, nascido em 1930. ainda está vivo e continua morando em São Paulo.

Ele é casado e pai de dois filhos. Um deles foi assassinado em São Paulo, no ano de 1990. Essa é uma das maiores tristezas do ex-grande goleiro.

Travou renhidas "batalhas" com Gylmar, nos anos 50, pela camisa 1 do Timão. Inclusive na Copa de 1958 era ele o titular do Corinthians, mas o convocado pelo Feola para a seleção brasileira que foi campeã do mundo foi o Gylmar.

Cabeção jogou no Parque São Jorge de 1949 a 1966. Começou no clube ainda como infantil, em 1938, e, ao longo da carreira saiu várias vezes, vendido ou por empréstimo, para a Portuguesa, o Bangu, e o Comercial de Ribeirão Preto. Mas sempre retornou ao Parque São Jorge.

Dizia-se que nos jogos noturnos Cabeção não apresentava a mesma eficiência dos diurnos. Mesmo assim, foi campeão paulista em 1951, como titular absoluto, e em 1954, atuando em alguns poucos jogos.

Esteve na Copa do Mundo da Suiça, em 1954, como reserva de Castilho.

Curiosidades

- Foi o primeiro goleiro que trocou a cor da camisa (preta por cinza);

- Primeiro goleiro no Brasil que introduziu luvas, em 1957. Gylmar foi o primeiro a descartar joelheiras, em 1958;

- com relação a altura dos goleiros, Cabeção, assim como Aimoré, Jurandir, Barbosa, Castilho, Veludo, e Valdir Moraes, tinham altura ao redor de  1m75. Todos com passagens brilhantes pela seleção brasileira e que não tinha treinadores de goleiros.

No Futebol de Mesa

Imortalizado como goleiro do Riograndense de Santa Maria, onde nunca jogou Futebol de Campo, mas que faz parte do imaginário, da fantasia do time do Obereci.

Nesta segunda-feira a última rodada da fase classificatória desta competição, e na próxima semana as finais.
Amanhã, saiba como foi a final da Taça Piratini entre Caxias (Sandro) e Novo Hamburgo (Cláudio).
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário